Clique aqui para solicitar um orçamento!

×

Fale conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Manômetros Analógicos

Manômetros Analógicos

É um instrumento desenvolvido na VRP Premium para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. Os Manômetros da VRP Premium foram desenvolvidos para monitorar com precisão, as linhas de líquidos, vapores e gases em equipamentos.

Características:

  • Conexão na horizontal ou vertical;
  • Escala de leitura Simples;
  • Mecanismo em Aço Inox;
  • Ponteiro em Alumínio;
  • Caixa em Aço Inox.
  • Soquete em Latão;
  • Mostrador em Alumínio;
  • Liquido interno para Glicerina ou óleo vegetal;
  • Precisão conforme ABNT, tolerância Classe B = +ou – 2%;
Interessado em nossos produtos?

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e peça um orçamento sem compromisso.

O que é Manômetro Analógico?

Se você precisar medir, com precisão, a pressão de um fluido, um manômetro analógico é uma ferramenta ideal a ser usada. Os manômetros analógicos são instrumentos altamente precisos, utilizados em uma variedade de indústrias, desde automotiva até médica, para medir a pressão de um fluido, gases ou outros líquidos. 

 

São disponibilizados em uma gama de diferentes tipos, desde simples tubos em forma de U cheios de líquido até instrumentos eletrônicos mais complexos.

 

Visão geral dos manômetros analógicos

 

Um manômetro analógico é um tipo de medidor que fornece uma representação analógica da pressão de um fluido. Inventado pela primeira vez no início do século XIX, é um dos manômetros mais utilizados atualmente na indústria. 

 

Eles vêm em uma ampla gama de formas e tamanhos, sendo fixos ou ajustáveis, e podem ser usados para uma variedade de aplicações. 

 

Um manômetro analógico é composto de três componentes principais: a fonte de pressão (por exemplo, o fluido sendo medido); a escala (por exemplo, as marcações na face do manômetro); e o ponteiro (por exemplo, a mão ou agulha que se move através da escala). 

 

À medida que a fonte de pressão aumenta, ela empurra contra o diafragma na parte de trás do manômetro que, por sua vez, move a agulha através da escala. Isto faz com que a agulha aponte para um valor de pressão específico na escala.

 

Tipos de manômetros analógicos

 

Aqui estão os tipos mais comuns de manômetros analógicos usados atualmente na indústria. 

 

  • Manômetros de pressão de manifold: um manômetro de pressão de manifold é usado para medir a pressão dentro de um sistema (como o motor de um carro), sendo a leitura a pressão total do sistema;
  • Manômetros diferenciais: um manômetro diferencial mede a variação de pressão entre dois pontos de um sistema;
  • Manômetros hidráulicos: um manômetro hidráulico é usado para medir a pressão dentro de um sistema hidráulico;
  • Manômetros de pistão: um manômetro de pistão é usado para medir a pressão dentro de um cilindro;
  • Manômetros de vácuo: um manômetro de vácuo é usado para medir a pressão em um sistema, sendo puxado para baixo até um vácuo.

 

Características e benefícios dos manômetros analógicos

 

Facilidade de leitura e interpretação

 

A escala em um manômetro analógico é fixa na posição e é sempre a mesma. A agulha se move através da escala e aponta para um valor de pressão específico. Isto as torna fáceis de ler e interpretar. 

 

Alta precisão

 

Por serem instrumentos não eletrônicos, os manômetros analógicos são muito precisos e detalhados, tornando-os ideais para uso em aplicações críticas onde é essencial o rigor das informações.

 

Grande variedade de diferentes tipos 

 

Há uma grande variedade de diferentes tipos de manômetros analógicos, cada um adequado para uma aplicação diferente. Isto os torna ideais para diversos tipos de indústrias e empresas.

 

Uso de manômetros analógicos

 

Manômetros analógicos são usados para medir a pressão de gases, líquidos e polpas abrasivas. Eles são comumente utilizados em muitas indústrias, como as médicas, automotivas, alimentícias e de bebidas, e químicas. 

 

Esses manômetros são extremamente precisos e duráveis, sendo direcionados para uma gama de diferentes aplicações, mas são especialmente úteis para medir pressões de baixa pressão e estáticas. 

 

Eles realizam a medição da pressão de um fluido e indicam este valor usando a agulha na face do manômetro. A pressão de um fluido é a força por unidade de área (força/área) que é aplicada à superfície do fluido pelo líquido ao redor. Esta pode ser aplicada pelo fluido ao seu redor, pela gravidade, ou até mesmo pelo próprio fluido.

 

Como ler e interpretar um manômetro analógico

 

Os manômetros analógicos fornecem uma representação visual da pressão de um fluido medindo-o e apresentando os dados na forma de um gráfico. Eles são úteis em uma ampla gama de aplicações, incluindo a avaliação da vazão, a medição da densidade e a determinação da energia potencial armazenada em um fluido. 

 

Um manômetro analógico típico contém um manômetro (como um manômetro aneróide ou um manômetro bourdon) com uma escala vertical e um reservatório de líquido na parte inferior. 

 

Conforme a pressão no sistema aumenta, o líquido no reservatório é empurrado para cima na escala vertical, e quanto maior o nível do líquido, maior é a pressão no sistema. O manômetro fornece uma indicação visual destes dados, movendo um marcador para cima e para baixo na escala. 

 

Desta forma, a pressão no sistema é traduzida em um gráfico que mostra o nível do líquido no reservatório versus a pressão no sistema.