Clique aqui para solicitar um orçamento!

×

Fale conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

VRP Premium – Destaque Nacional em Inovação

Alcançando Destaque Nacional em Inovação

 

(Após a participação no projeto NAGI, a empresa conseguiu estar entre as 22 empresas mais inovadoras do Brasil e a
única de SC.)

A dinâmica populacional consolidada há décadas no Brasil, demanda importantes investimentos habitacionais pois, apesar dos esforços públicos para a entrada de empresas e investidores estrangeiros. o déficit habitacional e de infraestrutura urbana perdura. O expressivo crescimento do número de condomínios, sendo alguns verdadeiros clubes residenciais verticais, de alto padrão, traz consigo um grande desafio: a distribuição de água nas unidades residenciais ou comerciais, devido a vazão exigida e a infraestrutura necessária. Em estruturas altas, a dificuldade de realização de reparos na rede hidráulica apresenta extrema complexidade e alto custo. Como, na sua esmagadora maioria, os reservatórios de água dessas estruturas ficam localizados na parte alta da edificação, faz-se necessário o uso de válvula redutora de pressão. Com isso, a pressão da água, devido a ação da gravidade, acaba sendo maior nos andares inferiores, chegando em alguns casos a conflitar com as normas da ABNT. Observando a ineficiência dos produtos disponíveis no mercado, Luiz Alberto Padilha, proprietário da VRP Premium se dispôs a desenvolver um produto realmente eficaz para a resolução dessa importante questão. A partir dessa observação e por não ter experiência no segmento, o empreendedor buscou parcerias e, em incontáveis estudos e testes chegou à excelência no desenvolvimento de um novo produto, a válvula redutora de pressão (VRP Premium). Com isso criou uma solução de alta tecnologia diferenciada no mercado, que oferece maior segurança e operacionalidade.

Percebendo o alto poder comercial do produto desenvolvido e a grande necessidade de mercado, o empresário autofinanciou o início da produção, lá pelos idos de 2004. Testando o produto em edifícios localizados na cidade sede da empresa, Balneário Camboriú, um requintado balneário, reduto de grandes edificações de luxo e uma das cidades mais verticalizadas do país, a empresa pode conduzir uma experiência bem-sucedida e consolidar-se no mercado nacional. Outra importante observação de Padilha foi a enorme carência de assistência técnica, pois a esmagadora maioria dos seus concorrentes era estrangeira. Diante disso, a empresa investiu na formação de uma bem estruturada rede de atendimento e assistência, desenvolvendo um diferencial marcante no segmento, que levou a empresa e seu produto a uma rápida consagração. As primeiras válvulas eram produzidas em ferro e bronze, o mesmo material das similares existentes no mercado. Visando o mercado externo, a VRP optou por alterar por uma matéria-prima mais nobre, investindo num projeto que gerenciasse a mudança de matéria-prima. Como não dispunha de uma equipe de pesquisa e desenvolvimento capacitada para esse trabalho, a empresa recorreu ao SEBRAE/SC, que por sua vez intermediou uma parceria com a SOCLESC. Foi a partir dessa parceria que a inovação entrou com tudo na VRP Premium, viabilizando o aperfeiçoamento do produto e os consequentes desdobramentos dessa ação. A determinação em buscar liderança tecnológica através da inovação, superando assim soluções dos concorrentes, foi reconhecida por uma série de prêmios de qualidade conquistados pela empresa. Isso fez com que a empresa, não só conquistasse firme presença no mercado brasileiro, como também a exportação de seus produtos para outros países.

Após as alterações introduzidas — melhoria de produto e do processo produtivo, que criaram a segunda geração da VRP Premium, a empresa aumentou o seu faturamento em 170%. A redução do custo do produto em 40%, com a substituição de materiais também possibilitou aumento da margem de lucro. A carteira de clientes da VRP atingiu cerca de seis mil, despontando entre eles as maiores empresas construtoras do Brasil. Atualmente a empresa possui forte capacidade de expansão de produção e vendas, respaldada num planejamento
estratégico de incentivo através de premiação por produção. Nada resiste ao trabalho e à inovação tecnológica, enfatiza Luiz Alberto Padilha, o empreendedor que abriu as portas de sua empresa para a inovação e protagonizou uma verdadeira revolução.



Deixe uma resposta